O Ministério da Saúde deve distribuir 700 milhões de preservativos gratuitamente até o final de 2005. No último primeiro trimestre, foram disponibilizados mais de 40 milhões de unidades de preservativos masculinos e atualmente 516 milhões de camisinhas estão em processo de aquisição, segundo informou a assessoria de imprensa do ministério.
A grade de preservativos prevista para o mês de abril ainda não está completa, mas deve ser restabelecida em breve. Quase 17 milhões de preservativos masculinos estão em processo de certificação pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade – credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O procedimento deve ser finalizado até a primeira quinzena de maio.
Além disso, "outros 28,5 milhões de unidades estão no Aeroporto Internacional de Brasília para desembaraço alfandegário e serão encaminhados para os órgãos certificadores. Em seguida, será recomposta a grade de distribuição de abril e composta a grade referente a maio", diz a nota.
Em 2006, o Ministério da Saúde pretende distribuir 1 bilhão de preservativos gratuitamente.