O Ministério Público do Trabalho promove hoje (1) pela manhã uma audiência pública com representantes da Varig e do Sindicato Nacional dos Aeronautas e Aeroviários. Os promotores querem discutir o pagamento das dívidas trabalhistas da Varig com os empregados.
Será tratada também a forma de pagamento dos salários atrasados dos funcionários da companhia de aviação e a indenização dos 5,5 mil trabalhadores demitidos na semana passada.
O Sindicato dos Aeroviários e Aeronautas ameaçam entrar em greve hoje. Estão programadas assembléias regionais para decidir sobre a paralisação.
Ontem (31), o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro determinou o bloqueio dos US$ 75 milhões depositados pela VarigLog, ex-subsidiária da Varig, para o pagamento de dívidas trabalhistas. O valor foi depositado no dia 24 de julho para a homologação da proposta de compra feita em leilão.
De acordo com nota do TRT, o juiz da 33ª Vara do Trabalho, Múcio Nascimento Borges, concedeu medida liminar a favor do bloqueio, pedida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Aéreo do Município do Rio (Simarj) e o Sindicato dos Aeroviários do Amazonas.
Ainda segundo a nota, ?o ofício expedido pela Vara foi levado em mãos para o advogado dos sindicatos com o fim de ser apresentado à 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça (responsável pelo processo de recuperação da Varig)?.