Para ajudá-los, o ministério das Cidades lançou o livro ?Plano Diretor Participativo ? Guia para a elaboração pelos municípios e cidadãos?, na noite de ontem, no Hotel Nacional, em Brasília. Em 158 páginas, a obra traz diretrizes para os 2.342 municípios brasileiros elaborarem os Planos, que devem ser entregues até outubro de 2006.
A principal dificuldade encontrada pelos municípios para a elaboração do documento é a falta de suporte técnico. ?Há carências muito grandes de materiais, equipamentos e de pessoal para fazer um projeto articulado com as questões da região e com as relações dela com as cidades, o estado e o país?, explicou o ministro das Cidades, Olívio Dutra.
O livro é o resultado de pesquisa conjunta realizada pelos ministérios das Cidades, Cultura, Integração Nacional e Meio Ambiente, além da Caixa Econômica Federal, durante seis meses. Os 13 mil exemplares da primeira edição foram patrocinados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). ?É o mesmo que passar banha no focinho de cachorro, vai ser consumido imediatamente?, brincou o ministro Olívio Dutra, ao pedir apoio para uma segunda edição, com mais exemplares.
continua após a publicidade
continua após a publicidade