Ministério Justiça deve publicar nova classificação indicativa para televisão

O Ministério da Justiça enviou nesta sexta-feira (9) para publicação no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que traz a regulamentação da classificação indicativa de televisão. Segundo a assessoria do MJ, a portaria deve sair no DOU da próxima segunda-feira (12), e apresenta as faixas etárias para filmes e programas exibidos na TV, excluindo as áreas jornalísticas e esportivas. Com a classificação, os pais podem decidir se devem ou não permitir que os filhos assistam aos quadros veiculados na televisão.

Além das faixas etárias, a regulamentação vai indicar também o horário livre, que prevê regras de proteção criança e ao adolescente, atualmente compreendido entre 6 e 20 horas. Outro tema que deve ser abordado é a adequação regional da transmissão dos programas, respeitando os diferentes fusos-horários no país. Para as emissoras informarem a classificação atribuída aos programas e filmes, símbolos devem ser usados em cores e formatos diferentes.

Em julho do ano passado, o MJ publicou a portaria 1.100 que regulamenta a classificação indicativa de diversões públicas (teatro, dança, shows, circo) e obras audiovisuais destinadas a cinema, vídeo, DVD e jogos eletrônicos. Estas regras estão sendo questionadas por ação do Conselho Federal daOrdem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo a ação, a portaria doMinistério da Justiça seria contra a Constituição porque "restringiriaa liberdade de expressão". Na quarta-feira (7), representantes de entidadesdefensoras da classificação indicativa seencontraram com a presidente do Supremo TribunalFederal (STF), ministra Ellen Gracie, para apresentar argumentos afavor da classificação indicativa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo