Brasília – O Ministério do Trabalho tem papel crucial num governo que tem como presidente um integrante do Partido dos Trabalhadores, pela missão de enfrentar o desemprego, um dos maiores desafios do século XXI para toda a humanidade. A declaração foi feita pelo ministro Ricardo Berzoini, ao empossar hoje, na Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho, o sindicalista Alencar Rodrigues Ferreira Júnior. Ele ocupa a vaga deixada por Eva Maria Dal Chiavon, que assumiu a secretaria-adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Para Berzoini, o papel do ministério consiste em adequar as mudanças que ocorreram em nível mundial na economia e na tecnologia à necessidade da inclusão social pelo emprego. “Este é um fator extremamente decisivo para que o governo tenha sucesso na construção dos sonhos desta geração”, afirmou.

O ministro Ricardo Berzoini criticou a forma de utilização de fundos como o FAT (de amparo ao trabalhador) e o FGTS (de garantia do tempo de serviço) nas últimas décadas. Ele disse que o governo Lula se preocupa em que eles possam agora ser melhor geridos para cumprir o seu objetivo junto à sociedade.

O economista Alencar Rodrigues foi superintendente do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo de 2001 a fevereiro de 2004. Ele fez carreira como funcionário do Banco do Brasil onde ingressou em 1983.

De março de 1994 a 2000, foi diretor no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Na Confederação Nacional dos Bancários, ligada à CUT, coordenou a Secretaria de Imprensa (1997-2000) e a Secretaria de Relações Internacionais (2000). No período de 1999 a 2001, foi um dos dirigentes da Federação das Cooperativas dos Funcionários do Banco do Brasil.

No início do ano passado, participou do Grupo Temático de Previdência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que discutiu as propostas de mudança da Previdência Social.

continua após a publicidade

continua após a publicidade