Dados do Ministério do Trabalho relativos ao Sistema Nacional do Emprego (Sine) mostram que o Paraná é o estado que mais coloca profissionais no mercado. As agências e postos do Trabalhador atendem 98% dos municípios do estado e aproximam empregados e empregadores. Todos os meses, uma média de dez mil pessoas consegue emprego através das agências. O número é o segundo do ranking nacional e o primeiro se considerado o impacto do serviço sobre a população do estado. O sistema é mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho, e do governo do Paraná.

Em 2003, 112.855 pessoas conseguiram emprego, o que corresponde a 1,18% da população, explica o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann.

Sozinho, o Paraná representa, dentro do Sine, 12,74% do total de profissionais colocados no mercado de trabalho e 14,32% dos atendidos pelo sistema. “São números impressionantes para um estado cuja população representa 5,6% do total do país”, comemora o secretário.

Dentro da região, os números do Paraná também são expressivos. O Sine/PR atende 63,57% do público e 55,70% dos trabalhadores colocados no mercado de trabalho nos estados do Sul.

Os dados do Sine representam o universo de pessoas atendidas no mercado formal de trabalho.

Os serviços da Agência do Trabalhador são gratuitos e disponíveis para toda a população. Na agência, a população pode procurar emprego, buscar cursos de qualificação gratuitos, apoio ao ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, financiamento para pequenos empreendimentos, assessoria para recolocação e habilitação para o seguro-desemprego.

continua após a publicidade

continua após a publicidade