O Ministério da Saúde vai investir R$ 4,46 milhões em pesquisas sobre alimentação, nutrição e modo de vida saudável dos brasileiros. A aplicação de recursos nesses estudos conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A expectativa é de que o resultados dos trabalhos subsidie a melhoria dos programas de nutrição do governo federal.
Os recursos são do Programa Alimentação Saudável, da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Do total, R$ 860 mil serão destinados à realização de pesquisas nas regiões Norte e Centro-Oeste, com ênfase no monitoramento, determinantes e tendências da situação alimentar e nutricional; promoção da alimentação e modos de vida saudáveis; prevenção, detecção e tratamento dos distúrbios nutricionais no sistema de saúde; e gestão pública de programas, projetos e ações de alimentação e nutrição.
Poderão apresentar propostas pesquisadores de instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com o cronograma do edital, o prazo para as inscrições termina no dia 19 de outubro. A relação dos projetos aprovados será divulgada no Portal da Saúde (www.saude.gov.br), na página do CNPq e no Diário Oficial da União, a partir do dia 30 de novembro. As contratações devem ocorrer até dezembro de 2005.