As informações sobre métodos contraceptivos, prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis serão repassadas para a população brasileira de forma prática e direta.  O Ministério da Saúde vai lançar na próxima semana a cartilha ?Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais?, produzida com linguagem simples e ilustrações como apoio a ações educativas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

continua após a publicidade

De acordo com Regina Moraes, técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, o objetivo da cartilha é fazer com que os casais conheçam os métodos para evitar filhos e tenham condições de evitar as doenças sexualmente transmissíveis. A cartilha vai explicar, inclusive, as vantagens e desvantagens dos métodos contraceptivos mais conhecidos.

A auxiliar de serviços gerais Albamara Leite, de 28 anos, tem como rotina ir ao médico. Ela explica que utiliza, por recomendação médica, o diu para evitar a gravidez, e a camisinha para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

A cartilha ?Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais? será distribuída a partir da semana que vem nas secretarias de saúde em todos os estados do país e está disponível também na página do Ministério da Saúde na internet. O endereço é www.saude.gov.br

continua após a publicidade