Um e-mail com propaganda eleitoral para o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que circulou desde a noite de segunda-feira entre funcionários da Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, obrigou hoje a instituição a se pronunciar sobre o episódio e abrir uma investigação interna. A mensagem transmitida por correio eletrônico diz que ?até o Lula sabe qual o melhor presidente para o Brasil? e mostra duas mãos abertas, uma só com quatro dedos (como a do petista, que perdeu seu dedo mínimo quando trabalhava como torneiro mecânico) e outra com cinco dedos, que formam o número 45 do presidenciável do PSDB.
O e-mail foi transmitido às 19 horas e 17 minutos da mala direta de Rosana de Carvalho Santos, funcionária da Coordenação Nacional de DST/Aids. Servidores que receberam a mensagem reagiram indignados com o ?mau gosto? da propaganda. ?Tudo tem o seu limite! Você devia limitar-se a encaminhar um e-mail desses, de extremo mau gosto, apenas para pessoas íntimas suas e com o mesmo mau gosto. Aqui a gente trabalha! Você devia fazer o mesmo!!!?, queixou-se pelo correio eletrônico Márcio Alex Carvalho Silva. Mais tarde, a funcionária Rosana negou que fosse responsável pela mensagem. Ela teria deixado o computador ligado quando saiu do ministério na segunda-feira.
Hoje de manhã, o coordenador técnico do Disque Saúde, Gilberto Marot, lançou uma primeira mensagem de esclarecimento aos colegas lamentando o ?envio de correspondência de conteúdo político e de profundo mau gosto?. Em nota oficial, a Secretaria de Políticas de Saúde do ministério também informou que ?a referida propaganda não foi autorizada por essa instituição, caracterizando uso indevido dos equipamentos do Disque saúde? e que sua autoria está sendo apurada. A Secretaria pediu ainda desculpas ?pelo transtorno?.