O Ministério da Fazenda, através da Secretaria do Tesouro Nacional, aprovou nesta sexta-feira, a imediata implantação do “Fundo de Aval”, programa do Governo do Paraná que vai permitir o acesso dos pequenos produtores do Estado aos benefícios do crédito rural. “O Fundo de Aval demorou dezesseis meses para ser montado, mas veio para valer e veio para ficar”, garantiu Requião.
De acordo com o parecer da Secretaria, o programa paranaense “está dentro das condições objetivas para ser colocado em prática e o Estado do Paraná é soberano para negociar a liberação de recursos junto ao Banco do Brasil”. No documento, assinado pelo secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Jorge Khallil Miski, consta que o Paraná está autorizado a operacionalizar o Programa e não foram impostas condições no sentido de alterar a Lei Estadual que criou o Fundo.
O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, pretende, nos próximos dias, estabelecer negociações com a superintendência do Banco do Brasil para tentar agilizar a liberação dos financiamentos. O Paraná está prestes a iniciar o plantio da safra 2.004/05 e a intenção do Governo é que os recursos estejam disponíveis para os pequenos agricultores o quanto antes. “Temos que aproveitar esses recursos de crédito para que sejam dirigidos aos agricultores familiares na modalidade de investimentos agropecuários”, explicou Pessuti.