O ministério da Cultura vai criar um grupo de trabalho para tratar da preservação da cultura indígena. O anúncio foi feito hoje (27) pelo secretário da Identidade e Diversidade Cultural do ministério, Sergio Mamberti. A primeira reunião do grupo deve ser realizada ainda neste semestre. "Precisamos ter uma ação mais sistemática para o resgate da cultura dos povos indígenas", aponta o secretário.
O primeiro passo será a realização de uma conferência nacional para discutir com os índios a criação de políticas. "É através da expressão cultural que se afirmam as identidades", ressaltou o secretário, que visitou hoje à tarde o acampamento montado por 700 índios na Esplanada do ministério. Eles participam da Mobilização Nacional Indígena Terra Livre, que vai até sexta-feira e faz parte do movimento chamado Abril Indígena.
O secretário disse que a sua presença significava a solidariedade e o apoio do ministério da Cultura às reivindicações que estão sendo feitas, desde a demarcação territorial. "Por meio de uma mobilização efetiva se consegue bons resultados."
Para o secretário do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Gersen Baniwa, é preciso "sobretudo a divulgação das culturas porque o grande problema da discriminação e do preconceito vem da ignorância, por as pessoas não conhecerem as tradições dos povos indígenas".