Matéria veiculada no site da Sociedade Rural do Paraná nesta sexta-feira (2) diz que cerca de mil animais que estão na Fazenda Bonanza, no município de Eldorado (MS), já foram vacinados contra a febre aftosa. De acordo com técnicos, essa imunização significa que não há vírus circulante na propriedade.

continua após a publicidade

Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Edson Neme Ruiz, a vacinação feita nos animais da Fazenda Bonanza é um fator positivo para o Paraná na comprovação de que o Estado continua livre de aftosa.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) autorizou a vacinação dos animais da Fazenda Bonanza no dia 25 de novembro. A vacinação em todo o rebanho de mil cabeças terminou na terça-feira (9).

A propriedade está no raio periférico da Fazenda Vezzozo, onde surgiu o primeiro foco de aftosa em Mato Grosso do Sul. Na Fazenda Bonanza, foram realizados exames no rebanho, e não foi constatado nenhum sinal clínico e os exames Elisa e Pro-bang (exame para identificar o vírus) deram negativo. Nenhum animal de propriedade da Bonanza foi sacrificado. ?Se já está comprovado que não há nenhum foco de aftosa na Fazenda Bonanza é lógico que no Estado não tem nenhum animal doente, que não há o vírus?, disse o presidente da Sociedade Rural.

continua após a publicidade

Segundo ele, há alguma coisa que não está bem explicada, ?alguma coisa que está por trás no Ministério da Agricultura, que impede a liberação do Paraná como área livre de aftosa?.

Ele também demonstrou bastante preocupação com o rebanho estadual que continua sem vacinação e disse que o Ministério será responsabilizado se o vírus da aftosa chegar ao Paraná. Ele lembrou que o vírus da aftosa é altamente contagioso e se espalhou pelo Mato Grosso rapidamente.

continua após a publicidade