Ministério da Agricultura identifica foco da doença de Newcastle no Mato Grosso

Brasília – O Ministério da Agricultura encaminhou nesta terça-feira (31) à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um comunicado em que informa sobre a ocorrência da doença de Newcastle em uma criação, de fundo de quintal, de aves no estado do Mato Grosso.

De acordo com o diretor de Combate às Doenças do ministério, Guilherme Marques, desde o dia 16 de agosto, quando houve a suspeita do foco, o ministério interditou a propriedade e estava fazendo uma ação de vigilância epidemiológica e inspeção para poder investigar mais profundamente o ocorrido e ver se o fato se limitava apenas àquele local.

?O produtor, de uma forma bastante consciente e responsável, procurou a autoridade sanitária mais próxima para que pudesse averiguar o ocorrido. No local, os fiscais identificaram características muito semelhantes à Newcastle e, já no momento, tomaram todas as medidas sanitárias cabíveis, inclusive a colheita de amostras para encaminhamento para laboratórios?, informou Marques.

Segundo ele, os animais da propriedade – número que não superava 46 – apresentavam sinais clínicos da enfermidade. Do total, 26 morreram.

?Por último, foi feito o exame que se chama Ipic (índice de patogenicidade intra-cerebral). Isso fez com que o laboratório confirmasse o resultado que naquela propriedade a havia a doença e com uma alta patogeniciadade?.

Marques ressaltou que a Newcastle não tem impacto mais relevante à saúde púbica e não se vincula a qualquer outro tipo de vírus, ?é uma enfermidade exclusiva das aves?.

Ele voltou a elogiar a atitude do proprietário em comunicar as autoridades logo no inicio da suspeita do foco. ?Isso que nos deixa bastante satisfeitos. Mostra que a comunidade, o produtor, está sensível ao tema, ao ponto de, mesmo com poucos animais com sinais clínicos, eles procuram as autoridades para poder esclarecer o episódio?.

Na avaliação dele, atitudes como essa fazem com que o Sistema de Vigilância no Brasil seja "muito mais sensívil" a sinais clínicos de enfermidades nos animais. "Porque o veterinário do ministério e do órgão estadual de defesa não pode estar presente em todas as propriedades ao mesmo tempo?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo