Rio ? Um minicarro movido a biocombustível, com capacidade para três pessoas em um único banco, totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, equipado com um motor traseiro refrigerado a ar de 1.6 litros de 80 cv e custando entre R$ 34.300,00 (US$ 14 mil, modelo esportivo) e R$ 68.600, 00 (US$ 28 mil, modelo para uso urbano) deve ser vendido na Califórnia, nos Estados Unidos já a partir do ano que vem. Trata-se do Óbvio, um projeto que levou quatro anos para ser desenvolvido e que acaba de ser negociado para ter distribuição no mercado norte-americano.
A empresa Óbvio Automoto Veículos, sediada no Rio de Janeiro, conseguiu fechar um contrato inédito no país destinado à exportação direta para distribuição futura de 50 mil carros por ano para o mercado dos EUA. O contrato, válido por 21 anos, foi fechado com a empresa ZAP, dos Estados Unidos, no último dia 14 de setembro, mas a empresa brasileira pretende também exportar para Europa e Ásia, também a partir do ano que vem.
O carro teve apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que estimulou o desenvolvimento do protótipo. O presidente da Óbvio, Ricardo Machado, disse que a Finep, que apoiou no passado um outro carro de design nacional, o Gurgel, vê com bons olhos o Óbvio, cujo "formato é diferenciado e favorece muito a implantação de diversas indústrias automobilísticas no Brasil".
O veículo teve também a colaboração de especialistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na parte de desenvolvimento interno. Os componentes são fornecidos pelas empresas do setor automotivo instaladas no país. "Nunca vai ter problema de fornecimento de produtos", disse Machado, lembrando que a carroceria será feita pela Marcopolo, "uma multinacional brasileira".
Apesar do seu porte reduzido, o Óbvio possui motor de alta potência, fabricado pela Tritec, do Paraná. A potência varia entre 115, 170 e 250 cavalos, o que significa aceleração igual à de qualquer automóvel esportivo internacional, declarou Ricardo Machado.
O presidente da Óbvio, Ricardo Machado, disse que a produção da companhia é totalmente destinada à exportação e poderá chegar, com novos contratos, a 80 mil carros anuais. Os dois sócios da empresa são Ricardo Machado e o designer Anísio Campos, autor do desenho do famoso carro brasileiro Puma, fabricado a partir de 1967, e também do Gurgel. A Puma produziu 22 mil carros em 20 anos, dos quais dois mil foram exportados.
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