As minibibliotecas lançadas implantadas em 2004 através de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social ao Combate à Fome (MDS) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já estão funcionando em 255 municípios. "As minibibliotecas levam conhecimento ao semi-árido", afirmou o diretor de Políticas de Gestão Integrada do MDS, Luiz Anselmo de Souza.
De acordo com o diretor, essa iniciativa é extremamente produtiva e promissora. "As pessoas que vivem no semi-árido, principalmente na zona rural, os agricultores familiares, as pessoas empobrecidas nesta região, têm fome de conhecimento".
Em entrevista à Rádio Nacional AM , Anselmo de Souza avaliou que já são percebidas mudanças significativas nas comunidades que já têm as minibibliotecas implementadas. "A meta das minibibliotecas é alcançar o número de (mais) 185 municípios até o final do ano, perfazendo um total de 440 salas de leitura, espalhadas praticamente em todas as micro regiões homogêneas do semi-árido," disse Luiz Anselmo.