Em visita à sede do Instituto Nacional de Geologia e Mineração da Venezuela (Ingeomin), em Caracas, o presidente da Minerais do Parana (Mineropar), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Eduardo Salamuni, cumpriu a primeira etapa de trabalho, referente às áreas de geologia e mineração, do acordo bilateral entre o Governo do Estado do Paraná e o Governo da República da Venezuela.
Na visita de sete dias ao país, iniciada no último dia 31, foram definidas as diretrizes do convênio entre Ingeomin e Mineropar. A empresa paranaense será fornecedora de tecnologia aos venezuelanos. Avilio Lavarca, presidente do Instituto, manifestou iminente interesse no repasse de informações e consultoria sobre projetos de Fomento à Micro e Pequena Indústria de Cerâmica Vermelha, Geoturismo e Geologia na Escola.
Salamuni também esteve reunido com representantes dos ministérios venezuelanos da Integração e Comércio Exterior e Indústria Básica e Mineração, além do Instituto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Lara, na região ocidental do país.
Localizada entre a Colômbia e a Guiana e fazendo fronteira também com o Brasil, a Venezuela ganhou importante status quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a república em 2003. Hugo Chávez, presidente da Venezuela, deve visitar oficialmente o Paraná no início de abril, formalizando o convênio – não só entre Mineropar e Ingeomin, mas entre outros setores – que se estenderá até dezembro de 2006, com possibilidade de prorrogação, caso haja interesse de ambas as partes.