Mineropar confirma repasse de tecnologia à Venezuela

Em visita à sede do Instituto Nacional de Geologia e Mineração da Venezuela (Ingeomin), em Caracas, o presidente da Minerais do Parana (Mineropar), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Eduardo Salamuni, cumpriu a primeira etapa de trabalho, referente às áreas de geologia e mineração, do acordo bilateral entre o Governo do Estado do Paraná e o Governo da República da Venezuela.

Na visita de sete dias ao país, iniciada no último dia 31, foram definidas as diretrizes do convênio entre Ingeomin e Mineropar. A empresa paranaense será fornecedora de tecnologia aos venezuelanos. Avilio Lavarca, presidente do Instituto, manifestou iminente interesse no repasse de informações e consultoria sobre projetos de Fomento à Micro e Pequena Indústria de Cerâmica Vermelha, Geoturismo e Geologia na Escola.

Salamuni também esteve reunido com representantes dos ministérios venezuelanos da Integração e Comércio Exterior e Indústria Básica e Mineração, além do Instituto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Lara, na região ocidental do país.

Localizada entre a Colômbia e a Guiana e fazendo fronteira também com o Brasil, a Venezuela ganhou importante status quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a república em 2003. Hugo Chávez, presidente da Venezuela, deve visitar oficialmente o Paraná no início de abril, formalizando o convênio – não só entre Mineropar e Ingeomin, mas entre outros setores – que se estenderá até dezembro de 2006, com possibilidade de prorrogação, caso haja interesse de ambas as partes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo