Militares da equipe de resgate encontraram nesta sexta-feira (13) em Mato Grosso a base do cilindro da caixa-preta que contém as gravações das vozes do comandante do Boeing da Gol, Décio Chaves Júnior, e do co-piloto, Tiago Jordão Cruso. Isso, indica que os soldados estão perto da peça. As buscas no local serão intensificadas hoje. Em Ottawa, no Canadá, terminou ontem a retirada de dados de uma das caixas-pretas do Boeing – a que registrou os dados do vôo – e das duas do jato Legacy, transferidos para os computadores do Conselho de Segurança dos Transportes do país.

continua após a publicidade

A informação foi confirmada por Nick Stoss, diretor do Departamento de Investigações Aéreas da agência canadense. É ele quem coordena a recuperação dos dados das caixas-pretas dos dois aviões. Segundo Stoss, cabe agora às autoridades brasileiras decidir o que fazer com o conteúdo das caixas-pretas: analisá-lo no Canadá ou levá-lo de volta ao Brasil. ‘Esta decisão ainda não foi tomada.

Além do coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, presidente da comissão que investiga a tragédia do vôo 1907, viajaram para Ottawa representantes da Boeing e da Embraer, fabricante do Legacy. Como o coronel só deve voltar ao Brasil no começo da semana que vem, provavelmente os dados das caixas-pretas serão analisados na capital canadense.

continua após a publicidade