Gianluigi Guercia/AFP
Milhares de torcedores compareceram ao aeroporto internacional de Kotoka, em Acra, na noite de segunda-feira, para receber como autênticos heróis os jogadores da seleção de Gana em seu retorno da África do Sul, onde alcançaram as quartas de final da Copa do Mundo.
Os primeiros torcedores chegaram ao aeroporto seis horas antes do desembarque da delegação, em um ambiente festivo, com músicas e danças. O avião das ‘Estrelas Negras’ pousou às 23h30 locais, com duas horas de atraso.
Quandos os jogadores desceram do avião, os fãs começaram a agitar as bandeiras do país e a tocar as vuvuzelas, em uma recepção calorosa.
Uma faixa destacava que os jogadores deixaram Gana e a África orogulhosas.
“O mundo inteiro sempre recordará o que estes jovens fizeram. Mostraram um futebol de qualidade e só perderam por azar¨, declarou o torcedor Kwasi Amponsah.
Gana foi a única seleção africana a superar a primeira fase e igualou o melhor resultado de países do continente em Copas, as quartas de final: Camarões (Itália-1990) e Senegal (Coreia do Sul/Japão-2002).
A eliminação aconteceu na última sexta-feira, na disputa de pênaltis contra o Uruguai (4-2 , após 1-1 no tempo normal e na prorrogação), depois que africanos desperdiçaram um pênalti no último minuto do tempo extra.
“Vocês levaram muito acima as cores de Gana e de todo o continente africano”, afirmou Nii Nortey Duah, adjunto do ministro dos Esportes, na recepção da equipe.
“Fizemos o melhor possível, mas a sorte não estava do nosso lado. Mas iremos ao Brasil em 2014 com a intenção de rivalizar com os melhores”, declarou Stephen Appiah, um dos principais jogadores da equipe.