O procedimento cirúrgico denominado toracotomia, realizado ontem (29) à noite, pelo especialista pernambucano Paulo Santana, para estancar uma hemorragia no pulmão esquerdo do deputado federal Miguel Arraes, presidente nacional do PSB, foi bem sucedido.
De acordo com o assessor de imprensa do PSB, Evaldo Costa, durante a intervenção, que durou cerca de 50 minutos, foram retirados diversos coágulos e suturada uma artéria que vinha causando o sangramento.
Depois da pequena cirurgia, a pressão arterial do parlamentar de 88 anos, que vinha oscilando, voltou aos níveis próximos do padrão normal. Por causa da hemorragia, desencadeada após a colocação de um dreno para diminuir a quantidade de líquidos acumulados nos pulmões, o deputado vinha sendo submetido a transfusões de sangue.
Miguel Arraes voltou a respirar com auxílio de aparelhos, está sedada e tem a infecção pulmonar controlada com administração de antibióticos.
O deputado federal Eduardo Campos (PSB-PE), neto de Arraes, afirmou que a família sabe que a situação do parlamentar no momento é delicada e acrescentou que, mesmo assim, todos confiam na recuperação completa da saúde dele. O ex-governador de Pernambuco está internado há 44 dias no Hospital Esperança.