A Microsoft lançou nesta segunda-feira (29) no mercado mundial os programas Windows Vista e Office 2007. Disponíveis a partir de amanhã nas lojas brasileiras, os produtos passam a ser oferecidos já em português e em todas as versões. De acordo com o vice-presidente sênior da Microsoft, Steven Sinofsky, essa é uma demonstração de como o Brasil tornou-se um dos principais mercados da companhia. "Pesquisas mostram que os brasileiros são os que mais utilizam nossos serviços online, como o MSN e o Hotmail", afirmou. O Brasil fez parte do lançamento mundial dos produtos em sua primeira etapa, em apenas 20 línguas. Até o fim de 2007, o Windows Vista e o Office 2007 terão sido lançados em 100 línguas.
Segundo o executivo, o foco dos lançamentos da Microsoft são os consumidores e pequenas empresas. O objetivo é tornar o uso dos programas mais fácil, seguro, divertido e melhor conectado. O Windows Vista promete deixar tarefas como a organização de fotos músicas e documentos mais fácil e aumentar a segurança dos computadores contra vírus e perda de dados e memórias. "Esses são os produtos mais seguros já feitos por nossa empresa, e a segurança é uma área de investimento contínuo por parte da Microsoft", declarou.
Uma das novidades do Windows Vista é a interação com o televisor. Pelo modo de transmissão TV ao Vivo, o consumidor poderá assistir a seus programas favoritos através do computador e, caso o telefone toque e precise deixar de assistir o programa basta acionar a tecla pause para que o programa seja gravado e possa ser assistido assim que puder, retomando a transmissão ao vivo assim que desejar. A Microsoft promete games mais ricos em recursos gráficos no Windows Vista, transferência direta de músicas do PC para o telefone celular e maior controle do conteúdo acessado por crianças.
Com investimentos de US$ 6 bilhões, o Windows Vista foi testado por 2,5 milhões de pessoas em sua versão Beta e 3,5 milhões testaram o Office 2007. O novo programa exige configuração mínima de 512 MB de memória RAM’, o que inviabiliza sua instalação em muitos dos computadores que foram contemplados com isenção de impostos no ano passado, com a MP do Bem. Devido a essa situação, o Windows XP continuará a ser comercializado "enquanto houver demanda", assegurou a Microsoft. "Esperamos, entretanto, que a velocidade de adoção dos dois novos softwares seja mais rápida que a de outros lançamentos, seja pelo aumento da base instalada de PCs, seja pela substituição de computadores antigos", ressaltou Sinofsky.