Mais uma delegação mexicana está em Curitiba para conhecer os projetos de desenvolvimento econômico implantados na cidade. O projeto Parque de Incubadoras Empresariais, coordenado pela Curitiba S.A., é o principal foco da missão, que iniciou nesta segunda-feira (24) visitas ao Ippuc, à Urbs e à Curitiba S.A. No último dia 19, outra delegação mexicana já havia desembarcado em Curitiba para conhecer as experiências da cidade.
A delegação é formada por integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado de Sinaloa (Codesin); pelo prefeito e pelo diretor de promoção econômica da cidade de Navolato; e pelo vice-presidente de administração e finanças da Universidade de Occidente.
Até a próxima quinta-feira, o grupo conhecerá ainda as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e Abastecimento e fará visitas à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR). Nesta quarta-feira, a delegação será recebida pelo vice-prefeito Luciano Ducci.
Jesus Manuel Martinez Buelna, presidente regional do Codesin, diz que os mexicanos querem conhecer os projetos de desenvolvimento econômico de Curitiba, principalmente o de incubação de empresas, para buscar soluções para dois graves problemas existentes no México. "Temos muitos estudantes que terminam a carreira estudantil mas não encontram vagas no mercado de trabalho. Colhemos também as melhores hortaliças do mundo mas não temos indústrias para processamento, o que daria maior valor agregado aos produtos", diz.