A relação entre a meteorologia e a gestão energética será o tema discutido pela comunidade meteorológica de 4 a 9 de agosto em Foz do Iguaçu (Paraná), durante o XII Congresso Brasileiro de Meteorologia.
O evento, que acontece de dois em dois anos no Brasil, reunirá especialistas de vários países em torno de um tema muito atual: A Meteorologia e a Gestão de Energia. De acordo com o coordenador do Comitê de Climatologia, Expedito Rebello,”o Congresso será uma grande oportunidade para discussão e atualização a respeito dos avanços técnicos e científicos alcançados na área.”
Durante o Congresso, serão apresentados vários trabalhos científicos, distribuídos em seis comitês técnicos. Além disso, serão realizados minicursos e uma oficina temática que abordarão o setor elétrico e a meteorologia.
Destaque para a palestra sobre “A Experiência do Centro Global de Climatologia da Precipitação”, apresentada por Bruno Rudolf, do serviço meteorológico alemão e para o painel “A Matriz Energética Brasileira e a Meteorologia”, que contará com a participação do diretor do INMET, Augusto Athayde.