Ao anunciar nesta quarta-feira (7) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Censo Escolar da Educação Básica e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o Ministério da Educação (MEC) divulgará em marços as metas de qualidade para a educação.
No mês que vemvamos divulgar as metas para o país alcançar.O país, então, terá a possibilidade de ter os instrumentos na área da gestão, da formação edo financiamento para que essas avaliações apontem o caminho da melhoria da qualidade do ensino.
De acordo com o ministro, os estudos já estão prontos e as metas vão ser divulgadas com um conjunto de instrumentos para atingi-las: instrumentos na área de avaliação, na área de formação de professores e na área da gestão.
Segundo Haddad, o novo fundo para a educação – Fundeb, que vai agregar R$ 4 bilhõesem recursos para a educação básica – não resolverá todos os problemas de financiamento.
"O Fundeb é um projeto que resolve uma questão essencial,a do financiamento da educação do ponto de vista das desigualdades regionais. Nessas áreas onde houve forte expansão do ensino médio, o Fundeb vai ajudar a estruturar essas redes".
Por isso, avalia o ministro, será preciso outras ações para melhorar a qualidade do ensino. Elecitou como exemplos a melhoria da gestão e da formação dos professores. "Lançamos um programa de formação de professores, tanto inicial quanto continuada, que é a Universidade Aberta. A questão da avaliação periódica, nós temos instrumentos hoje para avaliar os sistemas escolares, escola por escola.
Haddadressaltou ainda que, se for mantida a qualidade da educação na 4ª série do ensino fundamental, o país estará no bom caminho para a melhoria do ensino em geral.