Líderes sindicais que representam aproximadamente 100 mil metalúrgicos no Paraná aprovaram hoje (11) uma estratégia de mobilização conjunta para as próximas campanhas salariais. A intenção é garantir maiores avanços para a classe trabalhadora. A definição é resultado do ?Seminário da Pauta Unificada de Negociação Coletiva dos Metalúrgicos do Paraná?, realizado pela Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim), nesta quinta e sexta-feira (11), em Curitiba/PR. A entidade reúne oito sindicatos de trabalhadores da categoria, das regiões de Curitiba, Londrina, Paranaguá, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Maringá e Irati.

continua após a publicidade

A proposta da Federação prevê a centralização da data-base dos trabalhadores no mês de novembro. Será formatada uma pauta única de reivindicações. Todo o conjunto de medidas elaborado pelos líderes sindicais no Seminário será enviado agora ao sindicato patronal (Sindimetal), que representa as empresas, para negociação.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka, explica que a unificação das campanhas irá fortalecer os movimentos em defesa dos trabalhadores. ?Teremos conquistas mais significativas e homogêneas em todas as regiões, em bandeiras como redução da jornada de trabalho, implantação de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e luta por políticas adequadas de saúde e segurança no trabalho?, afirma Butka.

continua após a publicidade