A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo divulgaram hoje uma carta aberta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendendo a permanência de Luiz Marinho no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A carta assinada pelo presidente do CNTM e do Sindicato, Eleno Bezerra.
"A CNTM e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo vêm à Vossa Excelência manifestar o apoio de maneira integral à permanência do ministro do Trabalho, Luiz Marinho", sustenta, em comunicado. Para os sindicalistas, Marinho tem tido "excelente" conduta nas suas relações com as centrais sindicais.
A carta aproveita para criticar a especulação de se colocar a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT-SP) na pasta que hoje é conduzida por Marinho. "A nosso ver, substituir por quem quer que seja não é bom de maneira nenhuma para o trabalhador, nem para o governo Lula", avalia. E acrescenta: "Trocar de ministro nessa altura do campeonato, em que o sindicalismo precisa de um hábil negociador, fará com que haja perdas para o governo, para o movimento sindical e, acima de tudo, para o trabalhador brasileiro".