O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de vacinar hoje 17 milhões de crianças com idade até 5 anos em todo o País, na primeira fase da campanha contra a poliomielite, que mobiliza Estados e municípios. O lançamento oficial da campanha ocorre hoje em Belo Horizonte com a participação do ministro José Agenor Álvares da Silva.
Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal adquiriu 26,6 milhões de doses da vacina contra a poliomielite, no valor de R$ 10,1 milhões. Além disso, R$ 6,2 milhões serão repassados aos estados e municípios para a operacionalização da campanha. No dia 26 de agosto, ocorre a segunda etapa da campanha.
A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores.
Não existe contra-indicação para a aplicação da vacina oral contra a poliomielite. A vacina possui segurança bem estabelecida e são raras as reações adversas associadas a ela, segundo a Agência Brasil.
São Paulo
Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde informa que pretende vacinar, até às 17 horas, pelo menos 3,1 milhões de crianças com até 5 anos contra paralisia infantil. A expectativa é atingir a meta de 95% de adesão. O Estado tem cerca de 3,2 milhões de crianças nesta faixa etária. Os números foram atualizados pela Fundação Seade nesta semana.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o último caso de poliomielite registrado no Estado aconteceu em 1988, resultado dos bons índices de imunização alcançados. Na campanha deste ano cerca de 23 mil postos de vacinação, 50 mil profissionais e mais de 4,8 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.
Para marcar a abertura da campanha na cidade de São Paulo, a Secretaria da Saúde programou uma mega Festa Junina no Parque da Água Branca, onde as crianças poderão brincar e se divertir gratuitamente.