A pós-graduação brasileira oferece atualmente diversas opções de qualidade para o aperfeiçoamento profissional na área de Educação. Assim, os programas de pós-graduação em Educação têm recebido não somente professores que já atuam nas diversas instituições educacionais brasileiras, como também profissionais de outras áreas que pretendem integrar a seus currículos essa formação específica de caráter pedagógico.
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná, foi recomendado e credenciado pela Capes em 1999. Objetiva formar pesquisadores e profissionais da educação, bem como desenvolver estudos e pesquisa na área, em âmbito nacional e internacional.
Como estamos no período de inscrições para a seleção de mestrado, que se estende até 24 de novembro, apresentaremos informações específicas sobre o processo seletivo e abordaremos alguns aspectos que, eventualmente, geram dúvidas nos candidatos, até mesmo porque há diferenças nos procedimentos e, sobretudo, na natureza e características acadêmicas dentre os vários programas em funcionamento, ligados às estruturas institucionais das instituições de educação superior a qual estão incorporados.
O Programa é constituído por duas Linhas de Pesquisa: Práticas Pedagógicas: elementos articuladores e Políticas Públicas e Gestão da Educação. A Linha de Pesquisa ?Práticas Pedagógicas: elementos articuladores? tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas escolares e os seus elementos articuladores, que são entendidos como currículo, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, docência e cultura escolar; as práticas pedagógicas e seus elementos são pesquisados sob diferentes perspectivas teóricas, envolvendo temáticas tais como cotidiano escolar, relação escola-comunidade, interdisciplinaridade, indisciplina escolar, práticas alternativas de educação história das práticas escolares e formação de professores. Já a Linha de Pesquisa ?Políticas Públicas e Gestão da Educação? objetiva refletir sobre a educação contemporânea, investigando as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. Entre as temáticas estudadas, destacam-se: as políticas de formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político-pedagógico, avaliação, inclusão, exclusão e desigualdade social, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares, educação formal e não formal e políticas de acesso à educação superior.
Portanto, a atuação do corpo docente do programa, composto de pesquisadores em Educação, professores permanentes e professores visitantes, alicerça-se nas Linhas de Pesquisa descritas para o desenvolvimento de estudos e investigações que produzem conhecimento -fonte do ensino, pesquisa e extensão, expressa em publicações de cunho científico.
Quando objetiva ingressar no programa, através do processo seletivo, o candidato deve levar em conta as características citadas, sobretudo porque entre os documentos para inscrição se exige um projeto de pesquisa que deverá integrar uma das linhas de pesquisa. Os pesquisadores e docentes, futuros orientadores dos candidatos aceitos, levam em conta o conteúdo dos projetos apresentados, privilegiando a aprovação daqueles cujas temáticas ou perguntas de pesquisa se identifiquem com as suas pesquisas individuais ou de grupo. Para conseguir maior sintonia entre o projeto que propõe e aqueles desenvolvidos no programa, o candidato deve analisar o Currículo Lattes dos docentes do Programa, verificando sua produção acadêmica e as pesquisas em que estão envolvidos.
Outro momento importante do processo seletivo para ingresso no Mestrado em Educação da UTP e a prova escrita. Esta versa sobre a educação brasileira na contemporaneidade e deve ser realizada sem consulta a qualquer tipo de documento ou bibliografia. Não há prescrição de bibliografia que daria suporte aos argumentos da redação dos candidatos a fim de que se possa avaliar as leituras que os candidatos têm e os conteúdos priorizados em suas preocupações educacionais.
O processo seletivo é integrado, ainda, por uma entrevista sobre o projeto de pesquisa e o Currículo Lattes do candidato. Este é um momento importante, em que o entrevistado deve evidenciar clareza de idéias e coerência entre os elementos estruturantes do projeto de pesquisa que apresentou e os argumentos expostos diante da comissão de seleção. Ao lado dessa postura, é recomendado que o candidato tenha uma visão sobre os compromissos que o ingresso no Mestrado traz, solicitando planejamento, tempo e dedicação para o cumprimento dos créditos em disciplinas, seminários e desenvolvimento da pesquisa. A sintonia entre os propósitos de qualidade na formação, comuns ao Programa de Pós-Graduação e aos mestrandos é fator fundamental para que o Mestrado em Educação realize sua missão de contribuição com a educação brasileira.
