Belo Horizonte (AE) – Apesar de vencer o Vélez Sarsfield, da Argentina, nesta quarta-feira por 2 a 1, no Mineirão, o Cruzeiro está fora da Copa Sul-Americana. O placar foi insuficiente para que a equipe mineira garantisse vaga na próxima fase do torneio, já que o atual campeão argentino havia vencido por 2 a 0 o primeiro jogo do confronto, em Buenos Aires.
Com isso, o time do técnico Paulo César Gusmão entrou em campo com a obrigação de vencer por uma diferença de três gols no tempo normal para passar à próxima fase. A partida foi marcada pelo excesso de cartões. Foram nove amarelos e quatro vermelhos distribuídos pelo árbitro paraguaio Carlos Manuel Torres.
No início do primeiro tempo, o Cruzeiro até deu sinais de que poderia construir um resultado que o levaria às quartas-de-final. Aos 14 minutos, o armador Kelly recebeu na direita de Wágner e cruzou para a cabeçada certeira do atacante Diego: 1 a 0.
O time mineiro, no entanto, não conseguiu ampliar ou mesmo segurar a vantagem e aos 40 minutos permitiu o empate do adversário. O goleiro Fábio não segurou o chute do meio-campista Gracián e o atacante Castromán não desperdiçou, igualando o marcador.
O Cruzeiro voltou do intervalo com a obrigação de marcar pelo menos mais três gols. A pequena torcida celeste presente no Mineirão pediu "raça" e logo no início da segunda etapa, o volante Broggi foi expulso depois de receber o segundo cartão amarelo.
A equipe brasileira, no entanto, não conseguiu tirar proveito da superioridade numérica e não aproveitava as chances criadas. Aos 28 minutos, Diego marcou novamente, após cobrança de escanteio e outra assistência de Kelly, que tocou de cabeça para trás.
O gol deu novo alento ao time, mas a possível reação parou na instabilidade emocional dos jogadores cruzeirenses. Pouco depois de desempatar a partida, Diego caiu na catimba dos argentinos. Ele recebeu o segundo cartão amarelo e, conseqüentemente, o vermelho, sendo expulso por reclamação. Kelly, outro destaque do Cruzeiro na noite, também foi expulso, junto com Pellerano. Os dois também já estavam amarelados.
"Infelizmente tomamos um gol e isso nos eliminou", lamentou o zagueiro Marcelo Batatais. "Tirar a diferença de dois gols é muito difícil".
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 VÉLEZ SARSFIELD
GOLS – Diego aos 14 e Castromán aos 40 minutos do primeiro tempo; Diego aos 28 minutos do segundo tempo.
CRUZEIRO – Fábio; Maurinho (Jonathan), Marcelo Batatais, Moisés e Wágner; Maldonado, Fábio Santos, Martinez (Weldon) e Kelly; Adriano e Diego. Técnico: Paulo César Gusmão.
VÉLEZ SARSFIELD – Sessa; Cubero, Uglessich, Pellerano e Bustamante; Sena (Bustos), Somoza, Broggi e Gracián (Zaráte); Enría (Alcaraz) e Castromán. Técnico: Miguel Ángel Russo.
JUIZ – Carlos Manuel Torres (PAR).
CARTÃO AMARELO – Sena, Gracián, Cubero, Uglessich, Fábio Santos.
CARTÃO VERMELHO – Broggi, Diego, Kelly e Pellerano.
PÚBLICO – 5.989 pagantes.
RENDA – R$ 31.045,00.
LOCAL – Estádiod do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).