Brasília ? Apesar de ser pequeno o risco da gripe do frango (ou influenza aviária) chegar ao Brasil, os resultados da doença em outros países já se refletem aqui. A afirmação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues, que participou hoje (7) do lançamento do Plano Nacional de Prevenção da Gripe Aviária, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.

continua após a publicidade

"O comércio mundial caiu, os preços despencaram. O Brasil é o maior exportador de frangos e de aves em geral e com isso há um reflexo negativo enorme na cadeia produtiva, com 4 milhões de empregos em risco,com redução de preço de milho, soja e um grande problema para o agronegócio brasileiro."

Rodrigues disse ser normal a preocupação dos empresários dos setores agrícola e industrial em relação aos problemas relacionados a possível chegada da doença no país.

"Nós exportamos uma grande quantidade de aves e temos um crescimento potencial de 4,5% ao ano nas exportações daqui a 2015. A preocupação com a queda de preço de consumo mundial levou o setor privado a se preocupar cada vez mais com esse processo, por isso é que, junto com o setor privado, montamos esse sistema de regionalização e de contingência assinado aqui hoje."

continua após a publicidade

Rodrigues voltou a destacar que os criadores de frango doméstico não precisam se preocupar com a doença porque e todas as criações industriais ou privadas estão sendo vigiadas pelo ministério. "Todos os pontos das aves migratórias estão sendo monitorados, e o risco eventual de uma moléstia surgir nessas galinhas domésticas se restringe a um raio de 10 quilômetros de distância de um pouso de uma ave contaminada".

O brasileiro, segundo Rodrigues, também não precisa ter medo de consumir frango por achar que será contaminado pela a gripe aviária, já que o vírus da doença morre ao ser submetido à temperatura de cozimento ou de fritura. O ministro disse também que a doença não é transmitida por seres humanos. "Não existe no mundo nenhuma informação de que a gripe aviária, que a influenza, quando chega no ser humano foi transmitida de uma pessoa para outra. Só de ave para pessoa", esclareceu.

continua após a publicidade