Mesmo com o aumento de celulares, telefone público é a opção mais barata

Quem apostou que a telefonia móvel poria fim nos orelhões, errou. Mesmo com o aumento das vendas de aparelhos celulares, o telefone público não deixou de ser usado pela população. A economia é apontada como a principal razão de sua utilização.

Ailson Assato, proprietário de uma banca de revistas e jornais, em Campo Grande (MS), afirma que vende pelo menos 70 cartões telefônicos por semana. ?As pessoas compram cartões telefônicos e eu percebo que elas estão com o celular na mão?, comenta.

Assato que tem uma banca localizada em um bairro de classe média, diz que o celular é só para receber chamadas. ?O pessoal prefere o orelhão porque a ligação é bem mais em conta?, explica.

A empregada doméstica Hilda Dias tem telefone móvel, mas diz que só o utiliza para receber chamadas. ?A ligação é muito cara e eu preciso economizar?, comenta, informando que para ela a melhor opção é usar o telefone público.

Os mototaxistas Ivanildo José Gomes e Cleyton Rodrigues, que trabalham na Avenida Rui Barbosa, usam o orelhão para as ligações particulares. O ponto em que trabalham possuem telefones fixos, mas as ligações para a família são restritas e ele preferem usar o telefone público. ?Temos uma única linha no ponto e precisamos que esteja desocupada para os clientes?, afirma Ivanildo. Ele tem aparelho móvel, mas prefere às ligações do orelhão do que gastar mais com celular.

Trabalho

Já para o proprietário da banca de revista e jornais, Vanildo de Freitas de Oliveira, o orelhão é para que ele possa trabalhar. É na esquina da rua, que conta com dois telefones públicos, que ele acerta a compra das edições que vende em sua banca. ?Eu não tenho celular e nem telefone fixo em casa. Para mim, é muito mais barato usar o orelhão?, comenta, afirmando que dessa forma é mais fácil controlar os gastos com o serviço.

Economia

Hoje, a ligação de um minuto, de um celular para um telefone fixo custa próximo de R$ 1,00 o minuto. Já usando o orelhão, para realizar uma chamada para um telefone móvel, esse custo por minuto, em horário reduzido, fica em R$ 0,51196.
Hoje, em Mato Grosso do Sul existem 14.495 telefones públicos, desses 5.334 estão em Campo Grande.

Cartão

A própria empresa de telefonia estimula as ligações pelo orelhão. Cartões telefônicos são lançados periodicamente abordando a economia nas ligações. Janeiro desse ano, a Brasil Telecom voltou a divulgar outras duas estampas com orelhões. No verso, a economia é destacada e informada para aqueles que adquirirem os cartões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo