Mesa da Câmara discutirá aposentadoria de Janene e punição a Guadagnin

Brasília – A Mesa Diretora da Câmara discutirá amanhã (26), durante reunião marcada para as 9h30, o uso da chamada verba indenizatória a que cada deputado tem direito, mensalmente, no valor de R$ 15 mil.

O presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que não podia garantir que haverá uma decisão sobre a matéria nessa reunião. Segundo ele, como o ato que instituiu a verba foi da Mesa, cabe a seus integrantes decidir se ele deve ser alterado. Aldo Rebelo admitiu que alguns deputados defendem a incorporação da verba aos salários.

O assunto será discutido devido às denúncias publicadas na imprensa, de gastos elevados com combustíveis pelos parlamentares, usando o dinheiro da verba indenizatória.

O corregedor e segundo vice-presidente da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), informou que vai propor, na reunião de amanhã, que apenas 30% da verba ? cerca de R$ 4.500 ? possam ser usados para os gastos com combustíveis, e não a totalidade dos recursos, como atualmente. Segundo o deputado, o restante seria usado para outros fins, já especificados no ato de criação dessa verba.

Na reunião de amanhã, a Mesa Diretora da Câmara também vai analisar o pedido de aposentadoria do deputado José Janene (PP-PR), com base no parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que recomendou aguardar a conclusão do processo de cassação do deputado, em tramitação no Conselho de Ética.

Outro assunto a ser tratado na reunião é a advertência verbal proposta pela Corregedoria para a deputada Angela Guadagni (PT-SP), por ela ter dançado no plenário da Câmara, na sessão em que o deputado João Magno (PT-MG) foi absolvido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo