Começou esta semana no auditório do Colégio Estadual do Paraná, o curso de capacitação de merendeiras das escolas estaduais sob a responsabilidade do Núcleo Regional de Curitiba. Esta é mais uma etapa do curso coordenado pelo Departamento de Apoio Escolar, do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), que está investindo quase R$ 300 mil no aperfeiçoamento de 300 profissionais.

continua após a publicidade

A capacitação contempla noções gerais de higiene, controle, preparo e armazenamento dos alimentos, organização da cozinha, prevenção com acidentes de trabalho e do que caracteriza uma alimentação balanceada. Segundo a chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Fundepar, Marcia Stolarski, a meta é que 960 merendeiras do Estado passem pelo treinamento.

Já passaram por esses treinamentos as merendeiras dos Núcleos Regionais de Educação de Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Cascavel. Além do aperfeiçoamento foram comprados 7.500 uniformes para as merendeiras das 2.100 escolas estaduais e ainda kit para cozinha, com 19 itens: como abridores de inox, conchas, colheres e tábuas de corte altileno, picadores de legumes e batedeiras industriais, entre outros utensílios. Até o final do ano, todas as escolas do Paraná terão suas cozinhas equipadas.

continua após a publicidade