A boa fase de vendas do setor automotivo no Brasil se confirmou até o fim de 2005, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-PR). O crescimento anual ficou em torno de 9% a 10% em relação ao ano anterior. No Paraná, o terceiro mercado consumidor do País, os índices são ainda melhores. O crescimento foi de cerca de 18% em relação a 2004.
Neste cenário otimista, Curitiba mantém 550 estabelecimentos comerciais para comercialização de veículos novos e usados. Entre eles, 35 concessionárias autorizadas. Em dezembro, considerado período atípico para inauguração de empreendimentos, a cidade ganhou a Germânia Veículos, a única concessionária Volkswagen construída com tecnologia e padrões arquitetônicos similares ao das unidades alemãs.
Para erguer a loja no Tarumã (Avenida Vitor Ferreira do Amaral, 660), que já emprega diretamente 70 profissionais e outros 200 indiretamente, os investidores paranaenses aplicaram R$ 4 milhões. O conceito alemão é o grande diferencial de vendas e atendimento, segundo o gerente geral Flávio Carvalho. ?O espaço é mais funcional e prático que o utilizado em outras lojas e vai abrigar os mais avançados equipamentos para check-up e serviços do mundo?, explica. Segundo ele, esta tecnologia se destina principalmente aos serviços de balanceamento e geometria tridimensionais, que apresentam soluções em poucos minutos.
Outro objetivo da Germânia é atrair consumidores por meio do atendimento personalizado. Para isso, o recrutamento rigoroso de colaboradores priorizou universitários e incluiu um treinamento especial de três meses de capacitação. O conteúdo envolveu conhecimento de produto, relacionamento com clientes, conhecimentos gerais e da concorrência. Os eventos ministrados por uma equipe especializada da Rede Volkswagen ocorreram na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e na própria loja. ?Todo este cuidado visa atrair consumidores que buscam atendimento diferenciado, principalmente o público feminino?, revela Carvalho.