O Mercado Municipal de Curitiba completou 58 anos nesta terça-feira (02) com festa pela manhã. Um bolo muito especial, sorteios de almoços e cestas com produtos das lojas locais animaram o público presente, formado por frequentadores assíduos e turistas. Apresentação de MPB ao vivo e a execução do tradicional “Parabéns pra você” pela Banda Lyra completaram a comemoração, promovida pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme).
“O Mercado é um ícone gastronômico de Curitiba. São 198 permissionários e mais de 20 mil itens oferecidos ao público”, afirmou o presidente da Ascesme, Mário Chiguemito Yamasaki, que elogiou a parceria entre associação e Prefeitura de Curitiba. “Estamos promovendo a modernização do Mercado mediante novas práticas de gestão, em um esforço comum entre a associação e a administração municipal”.
Cerca de 25 mil pessoas visitam o Mercado por semana, entre os quais 8 mil são turistas, de acordo com pesquisa recente do Sebrae-PR.
História em bolo
O bolo de aniversário, assinado pela pastisserie Ana Paula Cruz, foi registrado em inúmeras fotos pelos presentes. Motivada pelo carinho que cultiva pelo Mercado Municipal, Ana Paula contou com a ajuda da arquiteta Marina Valente para contar a história do lugar por meio da guloseima.
“O Mercado tem cor, tem sabor, tem beleza. Aqui é o lugar onde completo meus cinco sentidos. Ando por aqui e sinto o cheiro, me aguça o olhar, o paladar. Sou da roça, gosto do cheiro dos produtos, me sinto em casa. Moro há 25 anos em uma rua próxima por causa desse lugar”, diz a moça, natural de Kaloré, no Norte do Paraná.
Desde sábado, Ana trabalha na produção do bolo, feito com biomassa. “Todos os ingredientes utilizados são funcionais, tudo é comestível”, explica.
As três grandes transformações realizadas no local nos últimos 25 anos foram expostas em bolos distintos. Em um deles, a arquiteta Marina Valente usou elementos gráficos para mostrar a parte nova, com a fachada de vidro da Avenida Sete de Setembro. Em outro, remeteu à Rua da Paz, e o terceiro incluiu ícones arquitetônicos da Rua General Carneiro.