O mercado financeiro elevou suas previsões para a taxa básica de juros (Selic) e para a inflação no final de 2007. De acordo com a pesquisa semanal Focus, realizada junto a cerca de 100 instituições financeiras e divulgada hoje pelo Banco Central, a projeção para a taxa Selic passou de 11,50% para 11,75% ao ano. A elevação ocorreu após o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzir o ritmo de cortes dos juros de 0,50 para 0,25 ponto porcentual, na semana passada, ao fixar a taxa Selic em 13% ao ano pelo menos até o começo de março.
No Top 5 (as cinco instituições com maior índice de acerto), as projeções de juros no fim do ano continuaram estáveis em 11,25% ao ano no cenário de médio prazo já pela sétima semana consecutiva.
Inflação
As projeções do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiram de 4,07% para 4,09% na pesquisa Focus. Há quatro semanas, essas projeções estavam em 4%. Apesar dessa alta, a taxa estimada pelo mercado ainda se encontra abaixo da meta do BC, de 4,50%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional para este ano.
Para o mês de janeiro, as projeções de mercado para o IPCA subiram de 0,45% para 0,47%. Esta foi a terceira elevação consecutiva dessas projeções, que estavam em 0,40% há quatro semanas. Para fevereiro, as estimativas de IPCA subiram de 0,47% para 0,48%. Essa foi a terceira elevação seguida dessas previsões, que estavam em 0,45% há quatro semanas.