Mercado de automóveis tende a se aquecer, diz Anfavea

O crescimento do número de licenciamentos de automóveis em agosto mostra que há uma tendência de aquecimento no mercado, segundo avaliação do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogelio Golfarb. De acordo com o executivo, o número de agosto é o segundo melhor da história, assim como o acumulado dos oito primeiros meses de 2006.

Ele explicou que essa tendência está diretamente ligada à expansão do crédito, por conta da redução da taxa básica de juros (Selic, hoje em 14,25% ao ano), além de descontos e promoções pontuais de cada empresa. Segundo o executivo, em dezembro de 2005, a taxa média de juros de financiamento do setor era de 26,08% ao ano, ante média de 23,73% ao ano, registrada em agosto de 2006. "Está havendo uma redução de custos do financiamento, por conta da Selic, além de uma mudança no perfil dos recursos tomados", comentou.

Golfarb acrescentou que, em dezembro do ano passado, 30% dos financiamentos tomados tinham prazo de pagamento acima de 36 meses contra uma taxa de 40% registrada em agosto deste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo