Mercado acredita em crescimento maior do Produto Interno Bruto

Analistas de mercado consultados pelo Banco Central (BC) acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 3,52% neste ano, conforme mostrou o Boletim Focus, divulgado pelo BC.

Os consultores financeiros ficaram mais otimistas com a publicação dos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que sinalizam o caminho da recuperação econômica do país. De acordo com o IBGE, a produção industrial cresceu 7,8% em maio, na comparação com igual período de 2003. A índústria já apresenta expansão de 6,5% no ano.

Os maiores aumentos foram registrados na indústria de automóveis, que produziu 27,4% a mais que em maio de 2003, e na fabricação de produtos eletroeletrônicos e de informática, com mais 33,9%. Dos 27 setores industriais pesquisados pelo IBGE apenas cinco se mantêm retraídos. Os piores resultados foram contabilizados no refino de combustíveis, com queda de 4,3%, e na indústria extrativa, com redução de 4,8%.

As expectativas da CNI em relação a junho apontam para indicadores de crescimento ainda melhores, uma vez que a indústria trabalha com índices de ocupação que variam entre 82% e 85% da capacidade instalada.

Mas os analistas econômicos da CNI advertem que o crescimento sustentado e vigoroso necessita de investimentos continuados. Segundo eles, como a União não dispõe de recursos, por causa do aperto fiscal para gerar superávit primário, esse papel cabe apenas à iniciativa privada.

Missão dificil, de acordo com o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto. Ele diz que o empresariado esta em dificuldades para garantir tais recursos em virtude do elevado custo do dinheiro e do aumento da carga tributária.

Segundo Monteiro, a carga tributária beira hoje 38% do PIB, depois de mais um “esforço de arrecadação” provocado pelo reajuste da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que entrou em vigor em maio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo