O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), fez "um apelo público" aos funcionários do Ibama, que estão em greve, para que mantenham as suas atividades que possam influir no andamento do Plano Nacional de Abastecimento de Gás (Plangás) e na implantação de trechos de gasodutos. "O Ibama precisa manter as atividades essenciais", disse Mercadante, em entrevista coletiva ao fim da sessão de abertura do XIX Fórum Nacional no BNDES.
Perguntado sobre a declaração do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no mesmo evento de que ficaria preocupado se fosse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porque o governo estaria prevendo um apagão e tentando culpá-la por isso. Mercadante respondeu que "a ministra Marina tem feito um trabalho fundamental ao País, mas o foco no mundo hoje é o efeito estufa".
De acordo com ele, "não se pode atrasar a aquilo que ajuda a reduzir o efeito estufa, que são as hidrelétricas e o gás, por motivos ambientais". Ele afirmou que é preciso propostas novas para o tema e citou algumas dele próprio como a criação de um fundo internacional de 1% do valor das importações para financiar o combate ao aquecimento global.