Menos de duas em cada cem pessoas doam sangue no Brasil

Brasília ? No Brasil, menos de duas em cada cem pessoas com mais de 18 anos (faixa mínima definida como doadora de sangue pelo Ministério da Saúde) doa sangue, sendo que os homens representam 60% desse total. A intenção do governo é ampliar o percentual de 1,8% para 3% até 2007.

Os números foram divulgados hoje, quando se comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue. Para incentivar a população a se tornar doadora, o Ministério promove, desde a segunda-feira (21) a "Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue".

A coordenadora de Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério, Eliana Vieira, lembrou que atualmente os procedimentos de segurança adotados nos hemocentros (como uso de materiais descartáveis na coleta e controle da triagem do sangue) tornaram a doação 100% segura no país. "As pessoas não têm que se preocupar", ressaltou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada três segundos, uma pessoa necessita de transfusão de sangue no mundo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo