Brasília – O resultado do Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2006 mostra que apenas 45 cursos superiores dos 5.701 avaliados (0,78%) alcançaram o desempenho máximo (nota 5) no item chamado Conceito Enade, que avalia de forma conjunta o desempenho dos formandos e dos calouros. Desses, oito estão em São Paulo e sete no Paraná.
A nota varia de 1 a 5. No conceito considerado alto (4 e 5), o Rio Grande do Norte tem o maior número de cursos (37%). Já no baixo (1 e 2), o campeão é Alagoas (80%).
Ficaram na média (3) 49,2% dos cursos (1.914), enquanto 27,9% (1.085) obtiveram conceitos baixos (1 e 2) e 23% (895) tiveram 4 e 5. Nem todos os 5.701 cursos avaliados (em 1.600 instituições de ensino superior) foram submetidos a esta análise.
Outro aspecto avaliado é o Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado (IDD), que determina quanto de conhecimento os cursos agregam para os alunos, também varia de 1 a 5 e é aplicado apenas aos que estão concluindo o curso. O Rio Grande do Sul, com 53,4%, é o estado com mais cursos entre 4 e 5. De 1 a 2, o Pará fica na frente, com 51%.
O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, informou que a divulgação do Enade encerra o ciclo de avaliações de 48 cursos iniciado em 2004. Naquele ano, entraram as áreas de saúde e agronomia. Em 2005, engenharia e licenciatura. No ano passado, ciências sociais aplicadas e biomedicina.
De acordo com ele, agora será possível fazer uma análise da qualidade dos cursos nas diferentes instituições. ?Essa comparação é sempre difícil de fazer. Mas além disso, estamos fazendo as avaliações in loco. Acho que essa seria a melhor forma de definir se os cursos são bons ou ruins, enquanto o Enade só mostra cursos melhores ou piores?.
Os cursos avaliados na última edição foram: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.