São Luís (AE) – Morreu hoje pela manhã a 24ª vítima de raiva humana nos municípios de Turiaçu, Godofredo Viana, Cândido Mendes e Carutapera, no noroeste do Maranhão. Nilciane Ribeiro Gonçalves, de 11 anos, faleceu depois de passar oito dias internada no Hospital Materno-Infantil, de São Luís. O surto da doença na região começou há pouco mais de dois meses. Causada por vírus, a raiva humana tem sintomas como febre, fotofobia, dificuldades para se alimentar.
A criança foi mordida por um morcego hematófago em 20 de setembro, no povoado de Antônio Dino, no município de Turiaçu, a 180 km da capital maranhense. Mas só apresentou sintomas da doença no dia 28 de outubro, quando foi transferida de Turiaçu para São Luís.
Assintomática – "Desde que foi internada, o quadro dela evoluiu e hoje foi a óbito. Antes ela estava assintomática. Hoje não temos outras pessoas com sintomas, mas estamos vacinando contra a raive e fazendo tratamento profilático e preventivo para os moradores que sofreram ataques", disse a chefe do departamento de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, Jaqueline Trinta.
Até agora foram registrados cerca de 350 casos de ataques de morcegos hematófagos no povoado de Antônio Dino, onde residiam 17 das 24 vítimas fatais – 19 delas crianças e adolescentes. O governo do Estado e o Ministério da Saúde mantêm sete equipes para vacinar a população da região e outras cinco fazem a captura de morcegos, mas o local onde vivem os morcegos infectados pelo vírus da raiva ainda não foi localizado.