O Ministério das Relações Exteriores divulgou no início da tarde a íntegra do memorando de entendimento sobre biocombustíveis assinado nesta sexta-feira (09) pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush.
O documento tem o objetivo declarado de "avançar a cooperação em biocombustíveis" e destaca as dimensões "bilaterais", "em terceiros países" e "global" desse objetivo. Segundo o memorando Brasil e EUA têm interesses comuns compartilhados na área no desenvolvimento de recursos energéticos baratos, limpos e sustentáveis, os quais têm "importância estratégica como força transformadora na região para a diversificação de recursos energéticos, a promoção de crescimento econômico, o avanço da agenda social e a melhoria do meio ambiente".
Do ponto de vista bilateral, conforme o memorando, representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos pretendem avançar na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para biocombustíveis de nova geração.
Em relação aos "terceiros países", Brasil e EUA afirmam o desejo de trabalharem juntos para levar os benefícios dos biocombustíveis a nações selecionadas por meio de estudos de viabilidade e assistência técnica. O trabalho deverá começar na América Central e no Caribe.
Do ponto de vista global, os dois governos anunciaram que pretendem expandir o mercado de biocombustíveis por meio da cooperação para o estabelecimento de padrões uniformes e normas. Para atingir esse objetivo, vão manter cooperação no âmbito do Fórum Internacional de Biocombustíveis (FIB), levando em conta o trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade do Brasil (Inmetro) e o Instituto Norte-Americano de Padrões e Tecnologia (NIST), bem como coordenando posições em fóruns internacionais complementares.
Para supervisionar as atividades realizadas será estabelecido um grupo de trabalho composto por integrantes do Brasil e dos Estados Unidos.
Os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, George W. Bush, se encontraram hoje em São Paulo Pela manhã, os dois visitaram o Terminal da Transpetro, pertencente Petrobrás, em Guarulhos.