O presidente do Banco central, Henrique Meirelles, durante palestra realizada hoje no Fórum Luso Brasileiro, que está sendo realizado na capital portuguesa, fez uma clara defesa da política do Banco Central. Meirelles ressaltou a importância do controle inflacionário para a estabilidade econômica e as perspectivas de maior crescimento futuro do País.

continua após a publicidade

Meirelles ressaltou que as condições para um crescimento mais acelerado existem, mas "não cabe ao BC" definir essa estratégia, "não cabe ao BC" coordenar essa estratégia. Segundo ele, um dos desafios é "como a economia brasileira vai resolver seus gargalos". Ele acrescentou "que a demanda está aumentando bastante, e isso é positivo". Mas, acrescentou, "para isso é preciso também aumentar a oferta, esse é o desafio".

O presidente do BC também falou da taxa de câmbio. Ele disse que são equivocadas as análises que atribuem os fluxos financeiros ao fortalecimento do real. "Quem olhar os números verá que não é isso." Segundo Meirelles, os fortes resultados da balança comercial ajudam a explicar a valorização da moeda brasileira. Ele mostrou também, durante a palestra, que todas as vezes que os preços internacionais das commodities sobem, o real se valoriza ante o dólar.

Meirelles disse que, ao contrário do passado, há hoje nos mercados um fator "de surpresa positiva" em relação à inflação. Segundo ele, "há um ano nenhum analista de mercado previa que a Selic estaria hoje em 13% ao ano".

continua após a publicidade