A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através da Coordenadoria de Educação Ambiental, treinaram cerca de 30 professores das escolas municipais urbanas e rurais, do município de General Carneiro, Sudoeste do Estado, no último final de semana. A ação faz parte do Programa Paraná Biodiversidade e está sendo desenvolvida em todos os municípios localizados próximo aos corredores de biodiversidade, estimulando práticas voltadas à conservação ambiental.

continua após a publicidade

Segundo a coordenadora de capacitação da Secretaria, Rosane Fontoura, o principal objetivo do seminário foi discutir o uso sustentável da biodiversidade e a importância da recuperação da mata ciliar e a manutenção da ecologia de paisagem. "O principal valor do seminário, além de capacitar os professores é, sobretudo, fazer juntamente com esses educadores um diagnóstico de quais são as principais causas da redução da biodiversidade local", disse Rosane.

Para a professora Nádia Gelaski, da Escola Municipal Eloy C M da Silva, a capacitação deve ser levada não somente para sala de aula como para toda comunidade. "Vamos realizar atividades extracurriculares com este tema para que não apenas os alunos, mas os pais entendam a importância da preservação", relata Nádia.

De acordo com a professora Gislene Damas da Dilveria, da Escola Rural Municipal Vila Rural, a capacitação dos professores foi de suma importância para a consciência dos próprios professores. "Muitas vezes, nos esquecemos que a natureza está sendo destruída, e no seminário paramos para pensar nisso. Isso é uma soma nas informações que iremos passar aos nosso alunos", ressalta Gislene.

continua após a publicidade

O Projeto Paraná Biodiversidade já capacitou mais de 687 professores, de 419 escolas das regiões dos corredores Araucária, Caiuá-Ilha Grande e Iguaçu- Paraná, escolhidos pela importância estratégica de remanescentes de ecossistemas originais do Estado, cujo o principal objetivo é a recuperação da biodiversidade.