Eles vão participar da primeira ?Semana de Promoção da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor?, que tem por objetivo levá-los a ter uma vida mais saudável no ambiente de trabalho e também em casa.
Durante os três dias, profissionais especializados em diversas áreas farão palestras com os temas: ?Responsabilidade Civil e Criminal nos Acidentes de Trabalho?, ?O Impacto das Minhas Escolhas sobre o meu Estilo de Vida?, ?Você e o Meio Ambiente?, ?Doenças Sexualmente Transmissíveis?, ?Ergonomia e Trabalho?, ?Ruídos e seus Efeitos Sobre o Homem? e ?Convivendo com o Stress?.
Semanas semelhantes já foram realizadas por diversas secretarias do Município. Elas estão previstas no Plano Municipal de Atenção Integral à Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor, criado em 1999.
Zuher Handar, diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Curitiba, explica que esse plano contempla o desenvolvimento de diversas ações, seja de prevenção ou de recuperação da saúde dos trabalhadores.
Uma das metas previstas nele foi a redução de pelo menos 40% no número de acidentes de trabalho até 2004. Os resultados já começaram a aparecer. Em 1998, de cada 100 servidores, 3,1 se acidentavam por ano. No ano passado esse número caiu para 2,7 e, em 2002, deve fechar em 2,4. O objetivo é ter menos de dois acidentes para cada 100 trabalhadores.
Cada secretaria tem desenvolvido ações específicas para isso. A secretaria do Meio Ambiente tem atuado em várias frentes porque acumula os riscos físico, químico, biológico, ergonômico e mecânico.
Na secretaria há pessoas que trabalham no Serviço Funerário Municipal, por exemplo, as que lidam com animais selvagens no Zoológico e as que plantam flores no Horto. A semana foi organizada de modo que todos possam aproveitar as informações que vão receber.
SERVIÇO
Semana de Promoção da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor
Local: Salão Nobre do Palácio 29 de Março
Datas: 20 a 22 de agosto
continua após a publicidade
continua após a publicidade