Médicos do Paraná vão atender crianças iraquianas

Os médicos Renato Freitas e Marco Aurélio Ganborgi, membros da equipe médica do Centro de Atendimento ao Fissurado Lábio-Palatal (Caif) da Secretaria da Saúde, viajaram nesta semana para cidade de Amã, capital da Jordânia, para realizar atendimento a 100 crianças iraquianas com fissura lábio-palatal. As crianças serão atendidas na Jordânia por conta da boa infra-estrutura e tecnologia oferecida pelos hospitais do país.

?O Caif já se tornou referência internacional e constantemente envia seus médicos para realizar cirurgias em outros países, a partir de parcerias com ONGs internacionais?, explica o secretário da Saúde, Cláudio Xavier. Durante uma semana, além de operar as crianças com fissura lábio-palatal, os médicos paranaenses transmitirão o conhecimento das técnicas de cirurgia e do processo de tratamento ao fissurado a cirurgiões de países do Oriente Médio, que acompanham o trabalho realizado pelos brasileiros.

Os médicos paranaenses viajaram a convite da Operation Smile, organização não-governamental dos Estados Unidos, que patrocina cirurgias corretivas em fissurados lábio-palatais de todo o mundo. A organização avaliou o Caif como o melhor centro da especialidade na América Latina e, em outubro de 2004, assinou com a Associação de Reabilitação e Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal (Afissur) termo de cooperação técnica para o treinamento de profissionais no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo.

?Este trabalho, que é voluntário, será gratificante porque teremos a oportunidade de multiplicar o conhecimento das técnicas de cirurgia da fissura lábio-palatal, que aplicamos com sucesso nas crianças atendidas pelo Caif. A expectativa é que os médicos da região possam ajudar cada vez mais pacientes?, diz o médico Renato Freitas, integrante da equipe médica do Caif e chefe da missão à Jordânia.

O diretor do Caif, Lauro Consentino Filho, também a convite da ONG Operation Smile, estará esta semana na cidade de Bogotá, Colômbia, para realizar palestras para médicos da região. A idéia é repassar a experiência do trabalho de reabilitação desenvolvido pelo Caif e falar sobre como funciona o processo de atendimento e assistência ao portador de fissura lábio-palatal.

?O Caif é um centro de referência, por isso tudo o que contribui para a divulgação do trabalho que desenvolvemos é importante. A equipe do Caif está sendo convidada por governos de diversos países para contribuir para a formação de profissionais?, explica Consentino.

Fundado em 1992, o Caif é unidade de referência no Brasil no tratamento de fissurados lábio-palatais. O centro atendeu crianças de mais de 18 Estados brasileiros em 2006. Ao todo, 1.575 cirurgias foram realizadas no ano passado. O Caif é pioneiro no Sul do país na reabilitação integral de crianças portadoras de más-formações congênitas da face. Em todo o Brasil existem apenas dois centros da especialidade com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo