MEC quer liberar metade do recurso para livros universitários este ano

Brasília ? O Ministério da Educação lançou hoje o Censo Bibliográfico da Graduação. Por meio dele, os professores universitários vão indicar os livros que não podem faltar nas bibliotecas. Em 90 dias, o censo termina e os dados devem ser tabulados rapidamente. Com isso, pelo menos metade dos recursos reservados para a compra de livros no biênio 2006/2007 deve ser liberada ainda este ano.

A previsão é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou hoje do lançamento do Censo. "Ao todo, são R$ 20 milhões para a aquisição dos livros no biênio e o MEC tem condições de liberar pelo menos 50% desses recursos em 2006 para atualizar rapidamente o acervo de graduação das bibliotecas das instituições federais", afirmou Haddad.

De acordo com ele, a urgência nas compras foi apontada pelos próprios universitários no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enad). Com o censo, a intenção do MEC é recolher sugestões e contribuições – como títulos de livros e autores de obras de professores das 55 instituições federais de ensino superior e montar um acervo atualizado em cada área do conhecimento.

Para participar do Censo Bibliográfico da Graduação, os professores das universidades públicas devem acessar a página www.portal.mec.gov.br/cbg e informar os números de matrícula no Siape e do Cadastro da Pessoa Física (CPF), preencher o cadastro e indicar as bibliografias que usa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo