O prêmio é de R$ 5 mil e será entregue pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A solenidade contará também com a presença do ministro da Educação, Paulo Renato de Souza.
Eliane trabalha há 20 anos como professora de 1ª a 4ª séries no Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Curitiba. O projeto premiado é um relato de experiência sobre educação sexual, dirigido a alunos da 4.ª série do ensino fundamental, que enfatiza o conhecimento do corpo e a prevenção da gravidez na adolescência.
Para ficar entre os 20 selecionados pelo MEC, Eliane teve de passar por uma etapa estadual, na qual concorreu com outros 198 docentes. Na etapa nacional, Eliane disputou com mais 73 concorrentes, de todo o Brasil.
“Busquei fazer um trabalho preventivo, pois acho que a educação sexual deve se iniciar mais cedo, antes da adolescência”, diz a professora, explicando que também procurou envolver a família das crianças no projeto. “O eixo principal do trabalho é o desenvolvimento da afetividade, para que a criança possa ter abertura para discutir a sexualidade em casa”, completa.
continua após a publicidade
continua após a publicidade