O Ministério da Educação lança hoje (6) à noite o Programa de Formação de Professores da Educação Infantil (Proinfantil). O objetivo é permitir que professores da creche e da pré-escola de escolas públicas municipais e estaduais concluam o nível médio. Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, a estimativa é de que existam 40 mil professores da educação infantil sem a formação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As primeiras turmas começam a ter aulas em agosto.

continua após a publicidade

Na primeira fase, o Proinfantil começará formando três mil professores do Ceará, Sergipe, Rondônia e Goiás. O programa terá a adesão de mais dois estados ainda neste ano: Minas Gerais e Paraná. "Pretendemos formar todos os professores que se encaixam no perfil do programa até 2007", disse Fernandes. Os cursos serão a distância, nos pontos com computadores e conexão para internet mantidos pelo MEC para formação de professores.

No primeiro semestre, o Ministério da Educação investiu na capacitação de 250 formadores para o Proinfantil. O curso de conclusão de nível médio para os professores da creche e da pré-escola terá duração de dois anos. O programa vai ser lançado na cerimônia de abertura do Seminário Nacional de Política de Educação Infantil, hoje à noite.

O encontro terá, até o dia 8, a participação de mais de 700 profissionais que vão debater temas que compõem a política para a educação infantil. A promoção é da Secretaria de Educação Básica do MEC.

continua após a publicidade