O Ministério da Educação promete divulgar hoje, pela Internet ( www.mec.gov.br/prouni), a lista dos candidatos escolhidos na segunda fase do programa Universidade para Todos(ProUni). Ao todo, 38.859 estudantes foram pré-selecionados e os interessados poderão conferir o resultado no site do MEC na Internet. No total, o ministério está oferecendo 112,4 mil bolsas mas, mesmo com duas seleções já feitas, ainda estão sobrando cerca de 16,6 mil. Uma nova seleção será aberta na próxima quarta-feira, dia 12, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto de lei que cria o programa.

continua após a publicidade

Das 16,6 mil bolsas que sobraram até agora, 12,8 mil estão entre as reservadas para estudantes negros e indígenas, em um sistema de cotas.

De acordo com o projeto que criou o ProUni, em cada Estado um determinado número de vagas era reservado para as cotas, de acordo com o índice de população negra e indígena daquela região. De acordo com o ministro da Educação, Tarso Genro, o ministério vai investir na divulgação desse sistema para atrair mais pessoas da raça negra. O ministro acredita que essa população não saiba que a reserva de vagas no programa é significativa.

Os estudantes que foram selecionados nessa segunda etapa terão que, a partir do dia 24 deste mês até 11 de fevereiro, comparecer às instituições para as quais foram selecionados e apresentar a documentação exigida. É preciso apresentar carteira de identidade própria e a das outras pessoas da família, CPF, comprovante de residência das pessoas da família e comprovante de que cursou o ensino médio em escola pública.

continua após a publicidade

No próximo mês o ministério irá abrir, também, uma seleção especial para o programa de Financiamento Estudantil (Fies) aos estudantes que receberam bolsa de 50% do valor da mensalidade. Boa parte das bolsas que sobraram é justamente de meia bolsa. O MEC avalia que muitos estudantes não se candidataram porque não poderiam pagar o restante da mensalidade. O Fies vai financiar a metade dos 50% que sobram depois da bolsa. Na prática, o aluno que receber a bolsa e o Fies pagará 25% da mensalidade.